Kajuru quer fim da reeleição
A opção dos constituintes pela não reeleição ocorreu a partir da preocupação de evitar o continuísmo na administração pública — disse o senador.
Senador também é favorável ao aumento do mandato de presidente da República, governador e prefeito de quatro para cinco anos. Ele também pediu um debate sobre a duração dos mandatos no Legislativo
Em pronunciamento no Plenário ontem (12), o senador Jorge Kajuru (PSB–GO) defendeu o fim da reeleição para cargos do Executivo — presidente da República, governadores e prefeitos. Segundo Kajuru, o tema vem sendo alvo de debate desde que a Emenda Constitucional 16 foi promulgada, em 4 de junho de 1997.
— O assunto é alvo de grandes discussões tanto na esfera política quanto no seio da população. A Constituição de 1988 fixou em cinco anos o mandato do presidente da República e de quatro anos para governadores e prefeitos, mas vedou todos os direitos à reeleição. A opção dos constituintes pela não reeleição ocorreu a partir da preocupação de evitar o continuísmo na administração pública — disse o senador.
Kajuru defendeu também que seja aumentado de quatro para cinco anos o mandato de cada parlamentar.
— Quanto à reeleição no Legislativo, eu quero democraticamente discutir com as senhoras e os senhores para que, juntamente com meus conselheiros e vocês, a gente encontre a melhor proposta no caso da reeleição do Legislativo. Do Executivo eu morro abraçado com esse meu projeto, com esse meu pensamento de que tem que acabar imediatamente, dando mais um ano. Cada presidente, cada governador, cada prefeito terá direito a cinco anos de mandato e não terá direito à reeleição.
Para Ciro Nogueira, extinção do Ministério da Segurança Pública é retrocesso
Ciro Nogueira lembrou que a questão da segurança pública foi o principal motivo da eleição do presidente Bolsonaro.
CCJ deve votar redução da maioridade penal e fim do auxílio-reclusão
Para Bittar, há uma injustiça em “sustentar pessoas que cometeram delitos, que tiraram vidas” e, por outro lado, não dar assistência aos que perdem o integrante da família.
Bancada Federal vai à Justiça contra aumento de energia em RO
Com a bancada unida, oito deputados e três senadores, poderemos angariar grandes conquistas para Rondônia.
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook