Marcos Rogério apresenta PEC para implementar voto impresso nas eleições
Projeto aguarda assinaturas para começar a tramitar no Senado
O senador Marcos Rogério (DEM-RO), vice-líder do Governo no Congresso, apresentou uma Proposta de Emenda à Constituição para exigir o registro impresso de voto em todo processo de votação, incluindo as eleições, os plebiscitos e os referendos realizados no País.
Segundo o autor, a PEC tem o objetivo de trazer mais transparência ao processo eleitoral, o que não existe em uma votação totalmente eletrônica. “Enquanto evento público, a eleição legítima deve pressupor meios de conferência dos votos, para fins de uma eventual auditoria. Da forma como o processo é realizado hoje nem os eleitores, nem a junta eleitoral ou os representantes dos partidos, têm condições de verificar se os votos foram registrados corretamente pelas urnas eletrônicas”, explicou Marcos Rogério.
A PEC apresentada por Marcos Rogério prevê que Registro Digital de Voto somente seja gravado na memória da urna após a confirmação do voto impresso, o que nos casos de dúvidas ou suspeitas de fraude, permitirão ao eleitor ou às autoridades competentes uma auditoria física do resultado eletrônico. “Não há objeções de caráter técnico que não possam ser vencidas hoje, com os ganhos tecnológicos consolidados ao longo do século. Portanto, a implantação do voto impresso deve ser uma operação simples para a Justiça Eleitoral”, ressaltou o autor.
A Proposta já foi protocolada e agora aguarda o apoio de outros senadores para começar a tramitar. Por se tratar de uma PEC é necessário que 27 senadores assinem o texto para que ele tenha andamento na Casa.
Jaqueline Cassol destaca alteração na lei que obriga laticínios a informarem preço pago pelo litro de leite
A mudança na lei atende a principal demanda dos produtores de leite já que a instabilidade nos preços pagos pelo litro do produto desencadeou uma das maiores crises dos últimos anos
CPI pode reconvocar Pazuello; senadores criticam presença em ato pró-Bolsonaro
O senador Otto Alencar (PSD-BA) foi um dos primeiros a se manifestar sobre o assunto
RETRATOS DO BRASIL – Para confundir qualquer um
Juntos, Oposição e a velha ex-grande imprensa, ganharam a adesão do atual colegiado do Supremo Tribunal Federal para, paralelamente, exercerem a governança do país, numa intromissão não republicana nunca jamais antes vista no Brasil
Comentários
Novo "bobo" da corte. Mas uma vez Rondônia se torna uma vergonha Nacional. Parabéns aos rondonienses por terem votado nesse "ser"!!
Esse é tipo de representação que nós rondoniense temos em Brasília, o sujeito cria uma PEC para regredir o sistema de contagem em uma eleição, PQP!
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook