MP cadastra profissionais de diversas áreas para atuar como peritos

Interessados devem formalizar inscrição pelo Sistema de Cadastro de Perícia do FRBL, disponibilizado no portal do MP

Gerência de Comunicação Integrada (GCI)
Publicada em 15 de maio de 2023 às 08:42
MP cadastra profissionais de diversas áreas para atuar como peritos

O Ministério Público de Rondônia está cadastrando profissionais de diversas áreas interessados em atuar como peritos, prestando serviços de análises técnicas judiciais e extrajudiciais, e procedimentos instaurados por órgãos de execução da Instituição.

O pagamento será custeado pelo Fundo de Recuperação de Bens Lesados (FRBL) do MPRO, conforme prevê a Lei Complementar n. 944/2017. A norma autoriza o uso dos recursos para o custeio de exames periciais, vistoria e estudos técnico-científicos, solicitados pelos órgãos de execução da Instituição, para fins de instrução de procedimentos administrativos, inquéritos civis, ações civis públicas e ações penais correlatas.

Interessados devem formalizar inscrição pelo Sistema de Cadastro de Perícia do FRBL, disponibilizado no portal do MP .

O Fundo de Reconstituição de Bens Lesados foi criado para ressarcir a sociedade a partir de ações civis públicas, disciplinadas pela Lei Federal n. 7.347/1985. O Fundo é gerido por um Conselho Gestor Estadual, do qual participa necessariamente o Ministério Público de Rondônia.

O objetivo principal do FRBL é custear projetos que previnam ou recuperem danos causados ao meio ambiente, à economia popular, aos bens e direitos de valor artístico, histórico, estético, turístico e paisagístico, à ordem urbanística, à ordem econômica, ao patrimônio público e a qualquer outro interesse difuso ou coletivo.

Comentários

  • 1
    image
    Ponto de vista 15/05/2023

    A Perícia seguirá o caminho da privatização em razão dos Estados não investirem em Perícia, mas em razão do alto custo. A tendência é aparecer laboratórios em diversas áreas, cada um com em determinada área. É impossível um Estado abraçar todos os tipos de Perícia. Mas é preciso qualidade e credenciamento em um órgão gestor (também privado) maior para poder caminhar com qualidade.

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook