O DIA NA HISTÓRIA 24 DE NOVEMBRO!

1985 – O governador Angelo Angelin envia à Assembleia Legislativa projeto de lei de autoria do deputado Osvaldo Piana criando o Instituto de Previdência do Servidor Estadual,  IPERON

Lúcio Albuquerque
Publicada em 24 de novembro de 2022 às 08:18
O DIA NA HISTÓRIA 24 DE NOVEMBRO!

COMEMORA-SE: Dia Mundial de Ação de Graças, Dia do Quadro Auxiliar de Oficiais (QAO), Dia Mundial da Ciência. Católicos celebram São Crisólogo de Aquilegia, Santo André Dung-Lac, Santa Eanfleda (também por Ortodoxos).

RONDÔNIA: 24 – 1977 – Instalação do sexto município do território, o de Pimenta Bueno, tendo como primeiro prefeito o morador Vicente Homem Sobrinho. 24 – 1985 – O governador Angelo Angelin envia à Assembleia Legislativa projeto de lei de autoria do deputado Osvaldo Piana criando o Instituto de Previdência do Servidor Estadual,  IPERON. 24 – 1987 – O 5º BEC, sediado em Porto Velho, divulga nota advertindo que na BR-364, devido ao inverno, o peso máximo nos caminhões será de 8 mil kgs.

BRASIL: 1631 – Invasores holandeses incendeiam a cidade de Olinda (PE). 1861 — Nasce o poeta Cruz e Souza, mestre do Simbolismo no Brasil (m. 1898). Em 1967 – O presidente Castelo Branco promulga a Constituição com mais poderes ao Executivo.

MUNDO: 1859 – O cientista inglês Charles Darwin publica “Origem das Especies”, teoria da evolução natural. 1991 – Morre o vocalista do grupo Queen, Freddie Mercury (n. 1946). 

FOTO DO DIA: Criado em 1965 pelo presidente Castelo Branco e sediado em Porto Velho, o 5º Batalhão de Engenharia de Construção, 5º BEC, chega à região em 1966, sob comando do coronel Rogério Weber, e instala unidades em Vilhena, Vila Rondônia (Ji-Paraná), Abunã e Rio Branco (AC). Uma das missões foi dar apoio ao tráfego na BR-364, que durante o inverno era transformada em imensos  atoleiros, alguns chegando a “engolir” veículos. Todos os anos o BEC definia o carga máxima a ser transportada na BR, e, nos atoleiros, era comum o apoio de equipamentos e pessoal do BEC na ajuda a condutores de veículos. O mais conhecido soldado é o Cabo Áureo. A frase “Eles não morreram em vão”” é a homenagem do Batalhão aos membros que caíram em suas missões. (F. 2ª Cia do BEC, em Abunã (RO), colorizada por Luís Claro).

Envie seu Comentário

 

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook