Porto Velho aprova a criação do Sistema Municipal de Saneamento Básico
Decisão busca se adequar ao Novo Marco Regulatório do Saneamento
Município planeja universalizar serviço à população
Buscando adequar as ações do município com as normas federais, a Prefeitura de Porto Velho apresentou, na última quinta-feira (7), uma série de projetos que tratam da criação do Sistema Municipal de Saneamento Básico. A nova política municipal do serviço foi aprovada pela Câmara de Vereadores e divulgada no Diário Oficial do Município (DOM).
Na prática, esse é um passo importante para a licitação do saneamento básico na capital, conforme explica Márcio Martins, secretário-executivo do Conselho Gestor de Parceria Público-Privada (PPP).
“Não é possível licitar o serviço sem essa ação. Por isso, centralizamos todas as áreas que tratam do assunto em uma única pasta já existente e que agora passa a se chamar Secretaria Municipal de Saneamento e Serviços Básicos (Semusb). Sem nenhum custo extra aos cofres do município”, explica o secretário-executivo.
Além dessa decisão, também foi definida a criação do Conselho Municipal de Saneamento Básico, do Fundo Municipal de Saneamento Básico e da Agência de Regulação do município (ARPV) que ficará responsável por fiscalizar todas as concessões municipais.
Em resumo, a criação da política municipal de saneamento básico busca se adequar ao Novo Marco Regulatório do Saneamento que prevê universalizar os serviços de água tratada, esgotamento sanitário, drenagem e coleta de resíduos sólidos, além de seguir o que foi pactuado no Plano Municipal de Saneameto Básico, aprovado em 2020.
Recentemente, a Prefeitura concluiu a fase de audiências públicas sobre os estudos que preveem a universalização do saneamento básico em Porto Velho.
Curso de redação jornalística está com inscrições abertas pela Prefeitura
São 40 vagas, divididas em duas turmas
Semictur incentiva turismo em terras indígenas
Povo Gavião recepcionou agentes do Sebrae, Senac, Sesc e Fecomércio
Prefeitura de Porto Velho decreta estado de calamidade em razão do aumento de casos da Covid-19
Entre as principais recomendações, destaca-se: respeito ao distanciamento social e utilização de máscaras em espaços públicos
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook