Prefeitura de Porto Velho recebe Doação da União Federal da Área denominada Planalto nesta sexta-feira (10)
Com a doação, o município pode promover a regularização fundiária urbana dos ocupantes do bairro Planalto
A solenidade será realizada na Associação dos Moradores do Bairro Planalto II
Moradores do bairro Planalto receberão, nesta sexta-feira (10), cerca de 800 títulos de domínio de suas propriedades, para dar mais um passo na conquista da regularização fundiária. O título de domínio é um documento entregue pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) para que o Município possa promover a regularização dos imóveis localizados em terras públicas federais.
A solenidade de entrega deste documento será realizada a partir das 15h30, na Associação dos Moradores do Bairro Planalto II, localizada na Rua Plutão, nº 253.
Segundo o titular da Secretaria Municipal de Regularização Fundiária e Habitação, Edemir Brasil, o processo de regularização fundiária do bairro Planalto será possível após a doação da área habitada, que pertencia a União Federal, para o município de Porto Velho.
A área doada, localizada estrategicamente no coração do bairro Planalto, abrange 28 hectares de terra que antes estavam sob jurisdição do Incra. Agora, graças a um acordo histórico, essa terra será administrada pela Prefeitura para benefício direto da comunidade.
“Há quatro atores na política fundiária do município de Porto Velho, sendo o Município, o Estado, a União e áreas privadas. A União Federal ainda possui áreas dentro da Macrozona Urbana de Porto Velho. A exemplo é a figura A, a baixa da União, o bairro Nova Esperança, o bairro Planalto e outros. Existem bairros de competência do Incra e existem os bairros de competência da Secretaria de Patrimônio da União (SPU). O bairro Planalto é de competência do Incra, e então, finalmente, o órgão está doando a titularidade do planalto para o município de Porto Velho”, explicou Edemir Brasil.
Segundo a Semur, o Município de Porto Velho já possui a área georreferenciada e está finalizando o desenho urbanístico local. Com a doação, finalmente, o município poderá promover a regularização fundiária urbana dos ocupantes do bairro Planalto. A previsão da pasta é que em setembro a área esteja totalmente regularizada.
“A ideia é receber a doação já na sexta-feira com o projeto urbanístico finalizado, porque a Prefeitura não esperou o título de doação para trabalhar no georreferenciamento e também do projeto urbanístico. A gente já estava trabalhando concomitante a isso, justamente para dar mais celeridade. Com o título de doação na mão, nossa expectativa é fazer o levantamento da situação econômica e o cadastro de cada morador, para possibilitar a entrega dos títulos definitivos”, finalizou.
Mais de três mil pessoas visitaram o Complexo da EFMM
Local é aberto ao público de terça-feira a domingo, das 10h às 22h, e a entrada é franca
Nível do rio Madeira chega a 9,12 metros e a tendência é diminuir ainda mais, informa a Defesa Civil Municipal
Gabinete de gestão é instituído para agir de forma antecipada em caso de escassez hídrica
CAMPANHA SOLIDÁRIA UNE MUNICÍPIOS DE RONDÔNIA PARA AUXILIAR VÍTIMAS DE ENCHENTES
Municípios se juntam através da AROM para arrecadar doações, que serão enviadas através da Eucatur
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook