Prefeitura faz parceria para recuperação da litorina
Empresa Autovema já começou os serviços de revitalização e previsão é que em 90 dias o passeio volte a acontecer em Porto Velho
A Prefeitura de Porto Velho, através da Subsecretaria de Desenvolvimento Socioeconômico e Turismo (Semdestur) e Fundação Cultural (Funcultural), por meio do vereador Aleks Palitot, conseguiu firmar parceria com a Autovema (empresa especializada em automóveis) para a revitalização da litorina e vagão k-4.
Devido a alguns problemas mecânicos, a litorina que fazia o percurso turístico na Estrada de Santo Antônio, precisou interromper os passeios no início do ano. Desde lá a prefeitura trabalhou empenhada em procurar parcerias com o setor privado para a recuperação do bem histórico.
Para resolver a questão, durante uma reunião na segunda-feira (3), a empresa especializada em automóveis Autovema aceitou realizar toda a revitalização da litorina, ainda esta semana. Uma equipe de mecânicos esteve realizando estudos e a locomotiva já foi transferida para o pátio da empresa, onde já foi iniciada a revitalização.
De acordo com o subsecretário Euzébio Lopes, serão feitas várias reformas, como a implantação de ar refrigerado, pintura, novas peças e sistema elétrico.
“A litorina é um bem histórico muito importante, tanto para a história como para o fomento ao turismo. Desde que foram inaugurados os passeios na Estrada de Santo Antônio várias pessoas puderam fazer o passeio com a locomotiva, cujo público aumentava diariamente. Agora com a revitalização o bem histórico poderá oferecer muito mais conforto e segurança aos passageiros. Mudanças serão feitas, mas a litorina permanecerá com o seu aspecto original”, disse Euzébio.
A previsão é de que os passeios de litorina na Estrada de Santo Antônio voltem a acontecer em um período de 90 dias. Ainda de acordo com o secretário, o percurso do passeio vai aumentar, saindo do museu Marechal Rondon, indo até a Vila Candelária, onde serviços de recuperação da estrada de ferro estão acontecendo.
Conselho Gestor garante que nenhum documento foi extraviado
Processos indeferidos se deram pelo fato dos candidatos não apresentarem documentos para comprovar situação socioeconômica
Prefeitura realiza a abertura do ano letivo de 2020
O ano letivo deste ano terá retorno de mais de 36 mil alunos em 84 escolas da área urbana de Porto Velho
ICMBio autoriza pesca esportiva em unidades de conservação ambiental
Instituto administra 334 unidades
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook