Prefeitura realiza reposição de mudas de essências florestais às margens das avenidas Santos Dumont e Décio Bueno

Equipes fazem ainda a roçagem e limpeza da área de 25 hectares, onde foi realizado o plantio no dia 23 de outubro deste ano

Texto: Rando Silva Foto: Ana Flávia Venâncio
Publicada em 19 de dezembro de 2023 às 15:56
Prefeitura realiza reposição de mudas de essências florestais às margens das avenidas Santos Dumont e Décio Bueno

Foi feita a reposição de 389 mudas para subistituir as que não conseguiram sobreviverFoi feita a reposição de 389 mudas para subistituir as que não conseguiram sobreviver

A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema), iniciou o replantio substituindo as mudas que morreram às margens das avenidas Décio Bueno e Santos Dumont, na zona Norte da cidade.

O trabalho, que atende determinação do Prefeito Hildon Chaves, vai melhorar a arborização e o paisagismo do município. Roberval Zúniga, coordenador de Restauração Ambiental da Sema, falou sobre o replantio e outros serviços realizados no local.

Nas laterais dos meio-fios, também estão sendo plantados blocos de grama em toda a extensão da Santos DumontNas laterais dos meio-fios, também estão sendo plantados blocos de grama em toda a extensão da Santos Dumont

“Sempre quando se executa um plantio, é previsivel que ocorra um indice de perda, nesse projeto, estimamos que atingimos um percentual de 30% de mortandade, isso em função do déficit hídrico que está acontecendo aqui no norte. No dia 23 de outubro deste ano foram plantadas nesta mesma área o total de 30.850 mudas e agora realizamos a reposição de 389 mudas, parte das que não conseguiram sobreviver. Todas essas mudas são produzidas no Viveiro Municipal do Parque Natural de Porto Velho. Faz parte do nosso planejamento, além do replantio, está previsto ainda, o serviço de roço e, a e a introdução (plantio)na área do ‘feijão de porco’, que é uma leguminosa, ela se desenvolve com uma rapidez fantástica e com isso vai inibir o crescimento das ervas invasoras, dentre elas, o sapê”, explicou.

Zúniga completa: “também estamos plantando blocos de gramas em toda extensão da parte externa do meio-fio da Santos Dumont, para evitar erosão, uma técnica que se usa para exatamente evitar que haja erosão no solo. Vamos mapear as espécies, todos os indivíduos que temos nessa área dos 25 hectares e colocar plaquetas de identificação nas principais”.

O plantio traz uma série de benefícios ambientais para a cidade, pois as árvores auxiliam na purificação do ar, melhorando sua qualidade e umidade, promovem maior conforto térmico e reduzem a incidência direta do sol no solo.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
NetBet

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook