Pretendentes à adoção participam de curso preparatório na Comarca de Ariquemes

O curso ofereceu carga horária de 10 horas aos pretendentes e foram abordados assuntos pertinentes aos aspectos jurídicos da adoção, promoveu reflexões sociais e psicológicas, além de explanar sobre o sistema SNA (Sistema Nacional de Adoção)

Assessoria de Comunicação Institucional
Publicada em 17 de maio de 2023 às 18:01
Pretendentes à adoção participam de curso preparatório na Comarca de Ariquemes

O núcleo psicossocial da Comarca de Ariquemes realizou, no último dia 12, o Curso Preparatório de Adoção no Fórum Edelçon Inocêncio. O curso é fase exigida na Lei nº 12.010/2009, no processo de habilitação dos pretendentes que anseiam adotar uma criança ou adolescente, coordenado pela juíza Cláudia Mara da Silva Faleiros Fernandes, sob coordenação da Psicóloga Jéssica Deina e executado pela equipe técnica do NUPS. 

O curso ofereceu carga horária de 10 horas aos pretendentes e foram abordados assuntos pertinentes aos aspectos jurídicos da adoção, promoveu reflexões sociais e psicológicas, além de explanar sobre o sistema SNA (Sistema Nacional de Adoção). Ainda, por meio da dinâmica sobre o filho ideal versus filho real, foi destacada a necessidade fundamental de reconsiderar seu desejo sobre o filho idealizado e estar preparado para o filho real e possível, a fim de amenizar possíveis frustrações. 

A Equipe Técnica do NUPS ressaltou o curso como essencial para quem deseja adotar uma criança, pois nesse momento são esclarecidas diversas dúvidas sobre o procedimento, bem como sobre crenças e preconceitos relacionados à adoção, que são desconstruídos e desmistificados.

Durante o curso foi destacada a importância da preparação dos pretendentes, para que possam lidar com possíveis desafios no processo de tornarem-se pais pela via da adoção, de forma que ela se concretize com sucesso, evitando devoluções no estágio de convivência e fortalecendo o processo de adoção como único meio legal. 

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook