PRF realiza dois flagrantes de Crime Ambiental contra animais silvestres

Infratores da lei ambiental não tiveram uma noite fácil em Rondônia. PRF efetua prisões em Ariquemes e Porto Velho

Polícia Rodoviária Federal
Publicada em 22 de agosto de 2019 às 11:15
PRF realiza dois flagrantes de Crime Ambiental contra animais silvestres

A Polícia Rodoviária Federal realizou duas prisões por crime ambiental e em uma delas a situação foi agravada por porte de arma de fogo.

Na cidade de Ariquemes, policiais em fiscalização de rotina encontraram, em uma camioneta, carne de Paca e de Jacaré. Aos agentes da lei, o condutor, de 48 anos, afirmou ter iniciado viagem no município de Apui/AM e tinha como destino final a cidade de Ji-Paraná/RO, local onde entregaria a carne de caça a seu sogro.

O infrator foi conduzido à Polícia Civil de Ariquemes por crime previsto no Artigo 29 da lei 9605/98 (Lei de Crimes Ambientais).

Na mesma noite, em um distrito de Porto Velho/RO, por volta das 20:00, um veículo modelo D-20 foi parado por suspeita de trafegar com excesso de passageiros. Em seu interior, 06 homens, todos adultos, afirmaram estarem retornando de uma pescaria.

Durante verificação veicular preliminar, foi encontrada uma espingarda Rossi, calibre 28, além de 8 munições intactas. Quando questionados, um ocupante do automóvel assumiu ser o proprietário do armamento e disse ainda não possuir documentação legal para porte do equipamento. Tal fato gerou necessidade de uma busca pormenorizada no automóvel, onde foram encontrados 200 ovos de tartaruga da Amazônia (podocnemis expansa), popularmente conhecida como Tracajá.

Outras duas espingardas, apesar de estarem em situação legal (porte pessoal e registro do armamento), também foram apreendidas na forma da lei, por constituírem cena de crime ambiental.

Consolidados os fatos, todos os 06 ocupantes do veículo receberam voz de prisão por ofensa ao artigo 29 da lei 9605/98, que trata de Crimes Ambientais. Já os proprietários das armas de fogo responderão por crimes específicos de maneira individualizada. A ocorrência e os ilícitos foram encaminhados à Polícia Civil para providências legais.

Winz

Envie seu Comentário

 

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook