Profissionais da Semusa concluem pós-graduação de Vigilância em Saúde
Mais de 20 servidores da rede municipal de saúde receberam a formação
Sete projetos foram desenvolvidos e apresentados como forma de conclusão do curso
Ao todo, 21 servidores da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) concluíram o curso de pós-graduação com ênfase em Vigilância em Saúde. A especialização teve início em agosto de 2022, e foi realizada na Instituição de Ensino Unisapiens, direcionada à especialização de profissionais que atuam em diversas áreas da saúde, desde a prevenção e promoção à saúde até o controle de doenças e agravos.
A pós-graduação proporcionou a oportunidade de qualificar os profissionais de saúde com foco não só na especialização profissional, mas também no compromisso com a saúde da população. Das 25 vagas ofertadas, 21 foram preenchidas por servidores da Semusa, entre médicos, enfermeiros, psicólogos, odontólogos, fisioterapeutas e assistente social.
Durante o curso, foram abordados diversos temas no ramo da vigilância em saúde: vigilância sanitária, vigilância epidemiológica, vigilância ambiental e saúde do trabalhador. Os estudos foram realizados através do “Projeto-Ação”, que tem o objetivo de identificar adversidades no serviço e buscar soluções práticas e eficazes de acordo com cada demanda.
Ao todo, sete projetos foram desenvolvidos e apresentados como forma de conclusão do curso. Entre eles, “A ginástica laboral como fator promotor de qualidade de vida”, “Segurança do usuário e do servidor da rede municipal de saúde”, “A importância do uso dos equipamentos de proteção individual e do serviço notificado”, e “A implementação de oficinas terapêuticas”.
Principal objetivo da formação é aprimorar o servidor e ampliar habilidades profissionais
Geisa Brasil, é uma das profissionais da Semusa que concluiu a pós-graduação. Para ela, a formação é mais uma oportunidade de aprofundar os conhecimentos técnicos e contribuir significativamente para o desenvolvimento e melhorias nos serviços de saúde.
“A formação me proporcionou muitos conhecimentos novos, agregando muito valor para na minha carreira profissional. A troca de informações e experiências com demais profissionais foi um diferencial desse curso, foi muito importante para aperfeiçoar nossos serviços e ampliar nossa visão. O nosso estudo abrangeu a importância do serviço notificador, um estudo que visa identificar os dados com maior assertividade para que assim os profissionais possam agir pontualmente com a prevenção e promoção à saúde” relata Geisa.
A Semusa, por meio da Divisão Gestora de Educação Permanente (DGEP), realiza constantemente capacitações profissionais para os servidores que atuam na rede municipal de saúde. Segundo a gerente da DGEP, Angelita Mendes, o principal objetivo da formação, seja através de especializações, capacitações e treinamentos, é aprimorar o servidor e ampliar o conhecimento e habilidades profissionais e, consequentemente, oferecer serviços dignos para a população.
“Os nossos profissionais têm a responsabilidade de prevenir e promover saúde de qualidade para a população. Por isso, a Semusa investe na formação dos profissionais da saúde como um todo para que estejam cada vez mais capacitados para exercer suas funções com excelência e reforçar nosso compromisso com os usuários do sistema único (SUS)”, afirma.
Escola de Música Jorge Andrade realiza 1º Batera Day em alusão ao dia do baterista
Homenagem será neste sábado (23), na frente da escola
Governo de Rondônia conquista dois troféus na premiação do Tesouro Nacional de Qualidade da Informação Fiscal e Contábil
Um dos troféus recebidos foi para a categoria maior evolução, e outro em relação ao melhor desempenho dos dados apresentados
Para celebrar os 109 anos de Porto Velho, Prefeitura prepara evento no Mercado Cultural
Comemoração será no domingo (1º), com atrações locais de diversos estilos
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook