Profissionais de saúde participam de curso em Central de Material e Esterilização
Atualização envolveu servidores da rede de saúde municipal e estadual
Atualização contou com a presença de aproximadamente 18 profissionais de saúde
Na manhã da segunda-feira (12) a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), por meio do Núcleo de Educação (NEP) da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) zona Sul, realizou o curso de capacitação em Central de Material e Esterilização (CME). O objetivo é qualificar os profissionais de saúde e garantir maior segurança no atendimento à população.
A atualização contou com a presença de aproximadamente 18 profissionais de saúde, entre enfermeiras, técnicos em odontologia e técnicos de Enfermagem, além dos profissionais de saúde da rede municipal e a participação dos profissionais do Serviço de Assistência Multidisciplinar Domiciliar do Estado (SAMD).
Durante o treinamento, foram abordados temas sobre os cuidados com os equipamentos de saúde. Entre eles: o processo de limpeza e esterilização, a importância do armazenamento do material e os procedimentos adequados de higienização. Além disso, a ação contou com o apoio da empresa Ultra Medka, referência em produtos de saúde, na distribuição de kits educativos para os profissionais de saúde.
Capacitação em central de material de esterilização acontece periodicamente na unidade
Liobina Fernandes, a palestrante e especialista em CME, explica que o curso aborda vários eixos do processo de desinfecção dos materiais. “A CME realiza um conjunto de ações em seu procedimento, como a recepção e limpeza, desinfecção e avaliação da funcionalidade do material, a esterilização e armazenamento até que, por fim, possa ser executada a etapa de distribuição. O nosso maior objetivo aqui é contribuir para a prevenção e controle da infecção odonto-médico-hospitalar’’, diz a especialista.
Segundo a coordenadora do NEP da UPA Sul, Estela Fabrício, a capacitação em central de material de esterilização é uma ação que acontece periodicamente na unidade. “As capacitações são mensais, seguindo o cronograma do NEP e de acordo com as demandas que surgem no dia a dia, abordando temas relevantes dentro do processo de trabalho. Buscamos efetivamente atualizar nossos profissionais para estarem preparados e capacitados para garantir atendimento de excelência, tendo como prioridade a qualidade de vida dos nossos pacientes”, afirma a coordenadora.
A técnica em Enfermagem, Helena Araújo, participou do treinamento e ressalta a importância do curso para o aperfeiçoamento em sua profissão.
“É muito bom adquirir novos conhecimentos, principalmente quando se trata de riscos à saúde da população. Quando não se sabe como executar a limpeza adequada dos materiais, se coloca em risco a vida do paciente e nosso objetivo como profissionais de saúde é garantir a prevenção e promoção de vida”, declara.
Ciclo de Seminários Sobre Arboviroses capacita profissionais de saúde da capital
Evento reúne profissionais da rede municipal e contribui para diagnósticos de doenças como dengue, malária, zika, chikungunya e febre amarela
Justiça isenta instituição financeira de responsabilidade por transferência via PIX não reconhecida
O relator do caso ressaltou que, para a realização de um PIX, o usuário é responsável por fazer login em sua conta corrente e autenticar a transação por meio de senha pessoal
Homologadas as inscrições dos candidatos ao processo de escolha para conselheiro tutelar de Porto Velho
Processo segue o cronograma estabelecido no edital
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook