Rondônia participa de fórum no Peru para estreitar laços e aumentar importações e exportações
O fórum é uma iniciativa das regiões do Sul do Peru para ganhar relevância no comércio internacional, e contou com a participação, além do Brasil, do México, Estados Unidos, Israel e Equador.
A comitiva que participou do Fórum.
Dos dias 25 a 29 de Maio, uma comitiva com a participação do coordenador de comércio exterior da Superintendência de Desenvolvimento e Infraestrutura (Sedi) de Rondônia, Anderson Augusto, foi ao Peru participar do 1º Fórum Rumo ao Bicentenário da Macrorregião Sul e também visitar produtores rurais e prefeituras da região com o objetivo de estreitar laços comerciais entre Rondônia e Peru.
O fórum é uma iniciativa das regiões do Sul do Peru para ganhar relevância no comércio internacional, e contou com a participação, além do Brasil, do México, Estados Unidos, Israel e Equador. Estavam presentes o governador e o presidente do Conselho Regional da região de Arequipa do Peru, a segunda região mais importante do Peru, perto de reservas de cobre e polos agrícolas e pesqueiros.
Além do fórum, as visitas aos produtores rurais e a prefeituras da região permitiram a troca de conhecimento sobre produção e gestão, e a visita ao Porto de Matarani, na Baía de Islay, no Peru permitiu conhecer o segundo maior tráfego portuário do país, ficando atrás somente do Porto de Callao.
O coordenador Anderson explica que o Peru é um mercado de 32 milhões de habitantes a ser explorado. “Nós estamos muito próximos e temos em nosso favor a estrada interoceânica, um investimento do governo federal que temos que tornar útil”.
Visita a produtores rurais do Peru.
A aproximação com o Peru é um esforço contínuo, com ações que aconteceram já antes da realização da 8ª Rondônia Rural Show, com uma visita a embaixada e um convite para que o embaixador participasse da feira. Na ocasião, foram levantados alguns problemas, como a dificuldade de entrada e saída de caminhões na fronteira, e a SEDI se prontificou a buscar soluções.
O embaixador do Peru no Brasil, Javier Yepez, já demonstrou interesse em estreitar os laços as regiões, e isso foi demonstrado na sua visita à 8º edição da Rondônia Rural Show, a maior feira de agronegócios da Região norte.
Na comitiva rondoniense, além do coordenador Anderson Augusto, estavam presentes Julio Gasparello, vice-presidente da Fecomercio de Rondônia,Wherles Rocha, vice-governador do estado do Acre e os deputados acreanos Manuel Marcos e Jesus Sérgio.
O superintendente da Sedi, Sérgio Gonçalves, ressaltou que essa visita é um dos objetivos da superintendência. “São esforços como esses que nos colocam no radar do comércio internacional, e Rondônia tem um potencial enorme para negociar não só com o Peru, mas com todo o mundo”.
Choro de alegria dentro da viatura da PM com o nascimento da filha de dona Raquel Barreto Leal
O nascimento ocorreu, por volta de 1h40 da manhã, na BR-425, quilômetro 35, e a dona Raquel Barreto Leal teve toda a assistência do cabo PM, Kemerson Lunas e do soldado PM Alisson Mairon
Junho Verde mobiliza sede e 14 escritórios da Sedam para conscientizar Rondônia sobre a conservação ambiental
O País teve mais de 80 mil focos, e deste total, 7,9 mil são de Rondônia.
Ouvidores de Rondônia recebem capacitação para tornar serviço mais efetivo
Curso ”Tratamento de Denúncias em Ouvidoria ” reúne servidores do governo do Estado, representantes das Ouvidorias de outros órgãos e servidores das prefeituras do interior do Estado
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook