Salvar vidas é simples, basta ser doador
Se você pudesse ajudar a salvar mais ou menos 12 vidas por ano, de forma simples, rápida e segura, você iria colaborar?
Se você pudesse ajudar a salvar mais ou menos 12 vidas por ano, de forma simples, rápida e segura, você iria colaborar? É exatamente isso que acontece quando você doa sangue. Isso porque, cada doação pode ajudar até quatro vidas. Ou seja, se você doar a cada três meses, pode ajudar a manter vivas até doze pessoas. Aqui no Brasil, temos uma média de três milhões de doações de sangue por ano, número que está dentro dos parâmetros recomendados pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Apesar disso, todos temos que fazer nossa parte, como explica o coordenador de Sangue e Hemoderivados do Ministério da Saúde, Flávio Vormitag.
“As pessoas viajam tem outras prioridades, então o que existe é uma diminuição dos estoques dos hemocentros, dos bancos de sangue. De modo que nós sempre recomendamos e pedimos à população que não se esqueça que essas pessoas continuam precisando de sangue. E que esse ato de generosidade e de altruísmo do cidadão, ele não deixe de acontecer porque temos quatro, cinco ou seis dias de festas ou feriados”.
Por isso, é importante que você ajude a manter os estoques de sangue abastecidos. Como a medicina ainda não conseguiu criar um substituto para o sangue, essa ajuda voluntária, é a única forma de salvar algumas vidas, como afirma Flávio Vormitag.
“A doação de sangue é vital para muitas pessoas que sofrem de doenças crônicas, sofrem acidente ou precisam de cirurgias, porque o sangue é insubstituível! Não existe um substituto artificial fabricado para o sangue. Então a doação de sangue pode ajudar, pelo menos, quatro outras pessoas. Essa é a conta que nós fazemos. Mas em muitos casos até mais, porque pode tirar outros elementos do sangue que podem ajudar outras pessoas, mas no mínimo quatro pessoas”.
Podem doar sangue pessoas com peso mínimo de 50 quilos que tenham entre 18 e 69 anos e jovens com idade entre 16 e 17 anos que tenha o consentimento formal do responsável legal. O candidato não deve estar cansado, não ter ingerido bebida alcoólica nas 12 horas anteriores à doação e não deve estar em jejum. Além disso, no dia da doação é importante estar bem hidratado e continuar a hidratação em seguida, além de tomar o refresco ou o lanche que o local da coleta oferece. Para doar, é obrigatório levar um documento oficial com foto.
Jornalistas se comportaram como cordeiros em café com Bolsonaro
Por medo de ser demitido, por medo de perder a fonte, por ordem do editor, que é mais covarde do que o repórter e, não raras vezes, aquele tipo de bajulador que arreganha os dentes para baixo, mas geme baixinho para cima.
Brasil viveu chantagem de uma farsa
Vivemos sob a chantagem de que o país estava liquidando a corrupção, de forma implacável, para o que o país devia submeter a todo tipo de arbitrariedades.
Adélio ficará preso por tempo indeterminado em presídio de Mato Grosso
Adélio, segundo a conclusão da Justiça, foi responsável pelo ferimento grave, que colocou em risco a vida do então candidato à presidência da República, Jair Messias Bolsonaro.
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook