Se recuperando em casa da Covid-19, prefeito explica atendimento a sintomáticos na rede municipal e faz apelo à população
Primeira-dama contraiu o vírus, mas não teve sintomas; filhos e sogra testaram negativo
O FOLHA DO SUL ON LINE entrevistou, por telefone, na manhã desta quinta-feira, 25, o prefeito de Vilhena, Eduardo Japonês (PV). Após dois dias internado e isolado no Hospital Regional, em virtude de ter sido infectado pelo Coronavírus, ele está em casa desde ontem.
Japonês disse que a esposa, que também foi diagnosticada com a Covid-19, não apresentou sintomas da doença. Os quatro filhos do casal, além da sogra do prefeito, de 65 anos, que mora na mesma casa, testaram negativo.
O mandatário disse que está ficando em seu quarto, e alerta para os cuidados com a doença. “Para uns, os sintomas são fracos, outros nem sentem, mas há pessoas que sentem bastante a doença. Não adianta bancar o macho, porque isso pode matar. Então, reforço o pedido para que a população faça o máximo e se proteja”.
ONDE BUSCAR AJUDA?
Japonês explicou como devem proceder as pessoas que apresentarem sintomas da Covid-19: “o protocolo do Ministério da Saúde, que nós adotamos, manda que os pacientes procurem os postinhos perto de suas casas. De lá, eles são encaminhados para a ala do Covid no Hospital Regional. Nos casos analisados pelos médicos e considerados graves, o paciente é internado imediatamente”.
A reportagem questionou se não é um risco pessoas com sintomas fortes irem aos postos de saúde, onde gestantes e crianças são atendidas, e o prefeito esclareceu: “esse é o protocolo do Ministério da Saúde, e nós adotamos, porque agiliza o atendimento”, disse, antes de aconselhar: “o melhor para quem está com sintomas leves é fazer o tratamento em casa, tomando todos os cuidados”.
KIT DE MEDICAMENTOS
Eduardo explicou que, ao buscar atendimento na rede municipal, todos os que apresentam sintomas recebem um kit contendo hidroxicloroquina, ivermectina e azitromicina, mesmo que os exames confirmando a doença não tenham ficado prontos. Ele disse que esses medicamentos, usados para os sintomáticos, ajudam a combater os efeitos do vírus, enfraquecendo-o antes que ele agrave o quadro do paciente.
ESTRUTURA
O prefeito voltou a elogiar o investimento feito por sua gestão, a fim de acolher e tratar os infectados pelo Coronavírus. Ele disse que houve casos de pacientes que decidiram, por conta própria, buscar tratamento fora do Estado, mas ressalvou: “vai do desejo e da condição financeira de cada um, mas eu, que me tratei lá, posso garantir que temos o suficiente para atender a população”.
O prefeito lembrou que o pastor evangélico que foi vítima da doença morreu ao lado dele, mas garante que o religioso recebeu o mesmo tratamento dispensado a todos os pacientes. “Por isso que precisamos nos cuidar. Ninguém sabe quem terá o organismo mais afetado”.
Para Ministério Público Federal, não cabe ao Estado prévia censura de conteúdo
Subprocurador-geral da República manifesta-se a favor de reclamação de empresa que foi obrigada a retirar vídeo de Natal de plataforma
MP Eleitoral insiste na cassação de deputada do Pará que desvirtuou uso de cota de gênero do fundo eleitoral
Verbas da cota de candidatas do gênero feminino foram usadas exclusivamente por candidatos do gênero masculino, o que é proibido por lei, destaca o MP
Bolsonaro anuncia Carlos Decotelli como novo ministro da Educação
É o terceiro titular da pasta desde o início do governo
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook