Semeia recebe equipe técnica de Rolim de Moura para tratar de licenças ambientais

O encontro serviu para debater sobre as ações de regularização no município

Hiandra Trindade/Foto: Acervo Semeia
Publicada em 09 de maio de 2023 às 16:24
Semeia recebe equipe técnica de Rolim de Moura para tratar de licenças ambientais

A Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semeia), recebeu uma equipe técnica da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Rolim de Moura. O encontro foi para debater ações de licenciamento ambiental, procedimentos administrativos das áreas de preservação permanente (APP) e orientações sobre a produção de essências florestais em Ji-Paraná.

No ano passado, cerca de 160 estabelecimentos solicitaram licença ambiental em Ji-Paraná e, em média, 220 foram expedidos, alguns ainda em 2021. Em 2023, de janeiro a abril, 68 empresas deram entrada no pedido de licenciamento e 65 já foram regularizadas.

Neste cenário, Ji-Paraná tem se destacado e servido de referência para outros municípios rondonienses. A visita foi para compartilhar conhecimento para que ações como as da Semeia sejam inseridas na cidade de Rolim de Moura.

Segundo o secretário da pasta de Rolim de Moura, Carlos Alberto Lima, a visita foi uma experiência de aprendizado para somar com o conhecimento da equipe. “Estamos buscando aumentar a regularização de empresas da nossa cidade, e Ji-Paraná tem feito isso com excelência”, pontuou.

A equipe de técnicos também visitou o Parque Ecológico Municipal. “Ficamos encantados com o cuidado que a secretária e o Prefeito Isaú Fonseca têm realizado. Essas ações contribuem para que a gestão seja uma referência para nós”, afirmou a gestora ambiental, Mayane Caroline Oliveira.

Outro destaque durante a reunião, foram as orientações para a produção de essências florestais para implantação de um viveiro no município. Já que o viveiro de Ji-Paraná tem se destacado em produtividade e investido na recuperação de áreas degradadas.

O espaço total do viveiro municipal é de 21 mil metros quadrados, em que há mais de 50 espécies de plantas frutíferas e artesanais. Em 2022, foram cultivadas mais de 42 mil mudas, sendo 4.135 doadas e 6.577 plantadas e distribuídas em ações educativas. Cerca de 80% da produção têm sucesso garantido, devido ao ambiente preparado.

“Nós ficamos felizes em colaborar e compartilhar experiências com outros municípios. É uma honra trabalharmos para o bem de todos e dividir nossas atividades com quem tem o mesmo propósito que o nosso”, destacou Jeane Muniz, secretária da Semeia.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook