Tire suas dúvidas sobre o Fundo de Investimento Imobiliário (FII)

Entenda tudo sobre o Fundo de Investimento Imobiliário e saiba como declará-lo no Imposto de Renda 2020

Lucas Silva
Publicada em 20 de fevereiro de 2020 às 16:52
Tire suas dúvidas sobre o Fundo de Investimento Imobiliário (FII)

Os Fundos de Investimento Imobiliário (FII) são investimentos com cotas negociadas na Bolsa de Valores. Por isso, caso você tenha comprado ou vendido essas cotas no passado será necessário incluí-las no Imposto de Renda. Muita gente encontra certa dificuldade na hora de declarar fiis porque não sabe a melhor forma de inserir essas transações no IR.

Antes de tudo, é de extrema importância se atentar a um detalhe: mesmo que não tenha negociado Fundos de Investimento Imobiliário no ano passado, caso esse tipo de investimento esteja no seu patrimônio, será necessário fazer a declaração. Assim, caso você já tenha investido em FII em algum momento, prepare-se para incluir no seu Imposto de Renda. 

O que é o Fundo de Investimento Imobiliário?

O Fundo de Investimento Imobiliário, ou FII, é uma junção de recursos que são destinados à aplicação em ativos do mercado imobiliário. Cabe a uma instituição financeira específica construir esse fundo e dar início e continuidade ao processo de captação de recursos junto a investidores através da venda de cotas. 

Esses recursos obtidos através das cotas são destinados para aquisição de imóveis rurais ou urbanos, prontos ou em construção, para fins comerciais ou residenciais. Todos os FIIs apresentam regulamentos próprios que determinam as diretrizes da política de investimento do fundo e cada fundo determina as suas próprias regras. 

Essa política pode ser específica e estabelecer diferentes critérios. Isso significa que um FII pode estar destinado a somente investir em imóveis prontos que estejam destinados ao aluguel de salas comerciais, enquanto um outro FII está destinado a adquirir imóveis prontos ou em construção, podendo ser alugados ou vendidos. 

Após a aquisição dos imóveis, o FII obterá renda com a sua locação, arrendamento ou venda, e então os rendimentos serão distribuídos periodicamente aos seus cotistas. Não é permitido aos investidores resgatar as cotas antes de decorrido o prazo de duração do fundo. 

A grande maioria dos Fundos de Investimento Imobiliário possui prazo de duração indeterminada. Isso significa que não é estabelecida uma data para a sua liquidação. Sendo assim, caso um investidor queira sair do investimento, será necessário fazê-lo através da venda de suas cotas.  

Como declarar FII no Imposto de Renda?

As cotas de Fundo de Investimento Imobiliário devem ser declaradas como bens na ficha de “Bens e Direitos” e ficam sob o código 73. É necessário abrir um item diferente para cada FII que você tenha, informando todos que apresentem saldo superior a R$140. 

Em seguida, será solicitado o CNPJ da fonte pagadora no campo próprio. No campo “Discriminação” você deve informar o nome e o CNPJ do fundo e da administradora, bem como o número da conta. Em caso de conta conjunta, também é solicitado o nome completo e o CPF do co-titular. 

Também será indispensável preencher os campos “Situação em 31/12/2018” e “Situação em 31/12/2019” com informações corretas sobre o valor que você possui em cotas pelo seu custo de aquisição. Isso inclui: o preço pago na compra, além das taxas de transação.atenção: não é necessário atualizar o valor das cotas pelo novo valor de mercado. 

Caso você tenha comprado cotas de FII em ofertas públicas, o valor pago na aquisição e o número de cotas obtidas estarão presentes no boletim de subscrição do fundo. Se você comprou ou vendeu cotas aos poucos ao longo do ano passado, será necessário calcular o preço médio de compra. 

Para FIIs que apresentam mais de 50 cotistas, os rendimentos distribuídos são isentos de Imposto de Renda para pessoa física. Entretanto, é necessário que seja negociado exclusividade em bolsa, além do fato de que o cotista detenha ao menos de 10% do patrimônio do fundo. 

Dessa forma, é possível entender um pouco mais sobre o Fundo de Investimento Imobiliário e como fazer a declaração do mesmo no Imposto de Renda 2020. É importante prestar atenção nos detalhes para não perder dinheiro ou cair na malha fina. Além disso, fazer o Imposto de Renda logo no início ajuda a evitar a correria e diminuir possíveis erros no processo que podem levar a multas pesadas no futuro.

Comentários

  • 1
    image
    Mel 23/06/2020

    Se o saldo dos fiis for inferior a R$140 eu ñ preciso declarar imposto de renda? Caso ter comprado fiis fosse o único quesito q me obrigasse.

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook