TST faz entrega do I Prêmio Justiça do Trabalho de Jornalismo
A premiação teve como tema o trabalho infantil e as formas de combatê-lo
O Tribunal Superior do Trabalho (TST) realizou nesta terça-feira (12) a entrega do I Prêmio Justiça do Trabalho de Jornalismo aos jornalistas vencedores nas cinco categorias – telejornalismo, radiojornalismo, fotojornalismo, webjornalismo e jornalismo impresso. Na primeira edição do prêmio, o tema escolhido foi “Trabalho infantil: combate e perspectivas para o seu enfrentamento”. A premiação contemplou trabalhos realizados no Pará, em Santa Catarina, no Ceará e no Distrito Federal.
“É preciso que nós estejamos sempre lendo, ouvindo e vendo reportagens sobre essa chaga que é o trabalho infantil no Brasil”, afirmou o presidente do TST, ministro Brito Pereira, na solenidade de premiação, ao ressaltar a qualidade do conteúdo das peças vencedoras. “Vamos sarar essa ferida e livrar as crianças do trabalho infantil”.
Vencedores
Na categoria Telejornalismo, a vencedora foi Gabriela Leite Cícero, da TV Aparecida, com a reportagem “Arquivo A: Trabalho Infantil”. Segundo ela, a apuração envolveu uma equipe de cinco pessoas e se concentrou na realidade das ruas de Belém (PA). “Acreditamos que, através da informação, do conhecimento e da educação, podemos combater problemas como esse e outros tantos do nosso país”, afirmou, ao receber o prêmio. “Nosso trabalho também mostrou pessoas que lutam para combater isso”.
O jornalista Marcos Andrei Miller foi o vencedor da categoria Radiojornalismo, com “Trabalho infantil em Santa Catarina – uma cultura hereditária”, da Rede Peperi de Comunicação. Na categoria Webjornalismo, o prêmio foi para Leilane Menezes Rodrigues, do Portal Metrópoles, de Brasília (DF), pela reportagem “Meninos-soldados: a infância a serviço do tráfico de drogas”. Dois profissionais do Diário do Nordeste, de Fortaleza, foram premiados: o fotógrafo Raimundo Nonato Duarte Rodrigues, por “Caminho da Esperança”, na categoria Fotojornalismo; e Emanoela Campelo de Melo, autora de “Exploração sexual infantil: crime silenciado”, na categoria Jornalismo Impresso.
Todos receberam troféu, certificado de premiação e prêmio no valor de R$ 10 mil. Os 57 trabalhos inscritos foram avaliados por uma comissão julgadora, formada por magistrados da Justiça do Trabalho e profissionais de área de comunicação, que selecionou os 15 finalistas. Linguagem, estética, originalidade, utilidade social e adequação ao tema foram os critérios de avaliação.
Papel da imprensa
Para a ministra Kátia Arruda, coordenadora do Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem da Justiça do Trabalho, o papel imprescindível da imprensa na sociedade brasileira ficou demonstrado na qualidade dos trabalhos inscritos no prêmio. “Foi difícil o processo de seleção”, observou. “Os trabalhos tinham um altíssimo nível, e isso mostra como nosso jornalismo está avançado e pode contribuir para desenvolver e conscientizar a sociedade”.
Também participaram da cerimônia de entrega do prêmio os ministros Lelio Bentes Corrêa, corregedor-geral da Justiça do Trabalho, e Breno Medeiros, vice-coordenador do Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem da Justiça do Trabalho.
Veja a lista completa dos vencedores:
Telejornalismo
“Arquivo A: Trabalho Infantil”, da TV Aparecida - Gabriela Leite Cícero
Radiojornalismo
“Trabalho infantil em Santa Catarina – uma cultura hereditária”, da Rede Peperi - Marcos Andrei Meller
Fotojornalismo
“Caminho de Esperança”, do jornal Diário do Nordeste - Raimundo Nonato Duarte Rodrigues
Webjornalismo
“Meninos-soldados: a infância a serviço do tráfico de drogas”, do Portal Metrópoles - Leilane Menezes Rodrigues
Jornalismo Impresso
“Exploração sexual infantil: crime silenciado”, do Jornal Diário do Nordeste - Emanoela Campelo de Melo
Confira a galeria de fotos da cerimônia de premiação.
DER conclui recuperação da RO-463 e inicia serviços nas rodovias 205 e 464
“Finalizamos mais uma missão aqui na nossa região, autoridades municipais e moradores da região estão satisfeitos com os resultados, o que deixa a nossa equipe muito feliz, pois nos dedicamos muito na execução dos trabalhos”
Deputados Estaduais aprovam Projeto de Lei que prevê loteamento das escolas públicas de Rondônia
De acordo com Laerte Gomes, os critérios adotados para a escolha dos gestores escolares deverão ficar a cargo do secretário de Estado de Educação
Rio tem 6ª morte de crianças e adolescentes por bala perdida este ano
O crime ocorreu na Praça Cohab, em Realengo, na zona norte do Rio de Janeiro
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook