Vilhenense pode ser compatível com paciente que aguarda transplante de medula óssea
O órgão fez diversas perguntas relacionadas à saúde do possível doador, bem como de sua disponibilidade para viajar, caso seja necessário para o procedimento
Doze anos depois de se inscrever como doador de medula óssea, o vilhenense Thiago Mendes, 34, recebeu uma ligação nesta sexta feira, 12, do Redome – Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea, que informou sobre uma possível compatibilidade com um paciente que necessita do transplante.
O órgão fez diversas perguntas relacionadas à saúde do possível doador, bem como de sua disponibilidade para viajar, caso seja necessário para o procedimento.
Emocionados com a notícia, Thiago e sua família agora estão na torcida para que seja confirmada a compatibilidade e, com isso, possa ajudar a salvar uma vida em algum lugar deste país, ou quem sabe, de fora dele, pois o Redome mantém relações com diversos órgãos internacionais que estão permanentemente à procura de doadores em todo o mundo.
Mas há um longo caminho pela frente. Segundo Thiago, o Redome disse que o Hemocentro de Vilhena fará novo contato nos próximos dias para fazer nova coleta, necessária para garantir que houve e qual o grau de compatibilidade, já que a primeira coleta foi feita em 2010.
Depois, se confirmada, o Redome adotará todas as medidas para garantir a doação, que é totalmente custeada pelo SUS, após autorização do doador.
A chance de compatibilidade entre parentes é de 25%, mas, entre pessoas diferentes, é de uma para cada cem mil pessoas. Perguntado sobre o que o levou a se inscrever no banco de doadores de medula, Thiago disse que foi movido pelo desejo de poder ajudar alguém, especialmente em uma circunstância tão especial como é a necessidade de um transplante que pode garantir uma vida.
Coincidentemente, o pai de Thiago, jornalista Paulo Mendes, conseguiu com o ex governador Confúcio Moura, em 2011, a interiorização da coleta de medula óssea em seis hemocentros do interior de Rondônia, o que vem facilitando o acesso da população ao procedimento de doação.
Garis da Marquise Ambiental recebem homenagem pelo seu dia
Além da homenagem do Kaleo, a Marquise Ambiental preparou um vídeo que faz parte da campanha “Toda hora é hora de parabenizar”, e mostra a perspectiva dos garis em seu cotidiano
O DIA NA HISTÓRIA 18 DE MAIO!
1987 – Judiciário e Executivo do Estado estão em “pé de guerra” depois da acusação do governador Jerônimo Santana, de que o Poder Judiciário tem salários muito altos e “marajás”
TJRO nega recurso da FIMCA para participar do Programa Faculdade da Prefeitura
O agravo foi interposto pela Sociedade de Pesquisa Educação e Cultura, Dr. Aparício Carvalho de Moraes Ltda (Fimca), contra o Município de Porto Velho/RO
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook