Com a meta de alcançar 85% de cura da doença em Rondônia, servidores são capacitados em manejo clínico da tuberculose

O Ministério da Saúde lançou um novo manual, agora em 2019, que traz novidades quanto ao tratamento da tuberculose.

Anayr Celina Fotos: SECOM
Publicada em 04 de junho de 2019 às 12:08
Com a meta de alcançar 85% de cura da doença em Rondônia, servidores são capacitados em manejo clínico da tuberculose

Objetivo é alcançar no mínimo 85% de cura da doença em Rondônia

Entre os dias 5, 6 e 7 de junho, os profissionais de saúde do estado de Rondônia participam do curso de “Capacitação em Manejo Clínico da Tuberculose” que será ministrado no Rondon Palace Hotel, com início a partir das 9h30 de quarta-feira (5).

De acordo com Arlete Baldez, gerente técnica de Vigilância Epidemiológica da Agencia Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa), a capacitação vai atender profissionais de diferentes regiões do estado, tanto dos municípios quanto das áreas indígenas e do sistema prisional. O curso, segundo ela, busca atualizar os profissionais no tratamento da tuberculose, doença infecciosa que afeta os pulmões e possui como sintomas: tosse seca, febre, fadiga e suor excessivo.

“O Ministério da Saúde lançou um novo manual, agora em 2019, que traz novidades quanto ao tratamento da tuberculose. O nosso objetivo é alcançar no mínimo 85% de cura da doença em Rondônia, meta essa estipulada pelo Ministério da Saúde. A capacitação vai contar ainda com três palestrantes renomados que vão atualizar todas as informações desse novo manual”.

A coordenadora explica ainda que, embora com todas as demandas enfrentadas na saúde pública, o governo de Rondônia, por meio da Secretária Estadual de Saúde (Sesau), vem se destacando por se aproximar da meta estipulada. “No ano passado Rondônia alcançou quase 79 % de cura da doença. O objetivo do treinamento é fortalecer ainda mais a vigilância e o controle da tuberculose no estado. Uma das estratégias que o governo usa para melhorar os indicadores e a saúde da população.” finalizou Arlete.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
NetBet

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook