Curitiba tem o germe do fascismo?

Em resumo, Gilmar Mendes tem razão, Curitiba gerou Bolsonaro e tem o germe do fascismo

Pedro Maciel
Publicada em 19 de julho de 2023 às 09:16
Curitiba tem o germe do fascismo?

Ministro do STF Gilmar Mendes (Foto: Nelson Jr./SCO/STF)

Curitiba gerou Bolsonaro. Curitiba tem o germe do fascismo. Inclusive todas as práticas que desenvolvem. Investigações a sorrelfa e atípicas.” Gilmar Mendes

Recentemente Gilmar Mendes voltou a criticar Sergio Moro enquanto juiz da Operação Lava Jato de Curitiba. Em sua participação no programa Roda Viva, da TV Cultura, ele relacionou a atuação dos integrantes da força-tarefa de Curitiba com a ascensão da extrema-direita no País.

Concordo com Gilmar, mas há quem não concorde, por isso fui pesquisar.

Descobri que em 1955 Curitiba deu mais votos a Plínio Salgado, figura emblemática do integralismo no Brasil, do que a Juscelino Kubitschek na eleição presidencial, isso mesmo, o integralismo venceu JK na capital das araucárias.

Um pouco de história.

Nos anos 1930, o Brasil foi palco da atuação de um dos mais significativos movimentos políticos de extrema-direita no país: a Ação Integralista Brasileira, cujo surgimento pode ser relacionado ao conjunto de fatores sociais, econômicos, políticos e culturais do período.

A conjugação entre a crise econômica mundial - com reflexos sobre o Brasil -, o descrédito na democracia liberal, a ascensão das camadas populares, simultaneamente ao surgimento de movimentos políticos radicais ou revolucionários e o fortalecimento dos ideais autoritários - tendo como principais representantes do período o nazismo e o fascismo - fez com que o terreno da história do período se tornasse fértil para um movimento que se propunha a construir uma “nova sociedade”, cujos pilares seriam a harmonia social, a renovação espiritual frente ao capitalismo, a disciplina, a hierarquia e o fortalecimento do Estado, destruindo a velha sociedade da “desordem”, do liberalismo desenfreado, do individualismo egoísta e do fraco poder político nos moldes liberais.

Mas quem foi Plinio Salgado e o que foi o integralismo que seduziram Curitiba?

Plinio Salgado foi um político ultraconservador, que fundou e liderou a “Ação Integralista Brasileira”, partido autodenominado “nacionalista católico”, inspirado nos princípios do movimento fascista italiano.

O fundador do partido integralista brasileiro foi também adepto da ditadura Vargas, mas, acusado de subversão, foi preso por Vargas e exilou-se em Portugal, apoiando-se em Salazar, outro fascista, tendo apoiado a ditadura de 1964.

Jorge Amado, adversário político e ideológico de Plinio Salgado, além de membro do PCB, comentou a obra literária de Plínio Salgado em O Cavaleiro da Esperança, biografia de Prestes, dizendo que: “Nunca em todo o mundo, incluindo o futurismo de Marinetti no fascio italiano, incluindo as teorias árias do nazismo alemão, nunca se escreveu tanta idiotice, tanta crendice, em tanta má literatura, como fez o integralismo no Brasil. Foi um momento em que o maior que o ridículo só era a desonestidade. Plinio Salgado, “fuhrer de opereta”, messias de teatro barato, tinha o micróbio da má literatura....”1Critica pesada, não posso concordar, nem discordar porque não li nenhuma obra literária de Salgado.

E o integralismo?

A Ação Integralista Brasileirafoi um movimento político ultranacionalista, corporativista, conservador, de extrema-direita e inspirado no fascismo italiano e na doutrina social da Igreja Católica do início do século XX, fundada por Plinio Salgado em 1932.

A relação entre o integralismo e o fascismo é evidente e inegável.

O integralismo é a manifestação brasileira do pensamento fascista, que tinha forte apelo na década de 1930. Apesar de boa parte dos seus membros negarem a relação com o nazismo, existiram integralistas que defendiam ideais antissemitas. O integralista Gustavo Barroso, por exemplo, responsável pelos movimentos antissemitas, deu notável contribuição à ideologia de extrema-direita com a tradução e defesa do livro “Os Protocolos dos Sábios de Sião”, texto que influenciou o nazismo e que permanece em circulação até os dias atuais.

A ideologia integralista combate tanto o comunismo como o liberalismo econômico, pois entende que esses dois posicionamentos ideológicos são semelhantes devido à sua “unidade de raízes teóricas”, unidades de valores e unidade de fins, configurando-se, para ele, em duas doutrinas igualmente materialistas.

Para a ideologia integralista, o materialismo histórico, ou seja, a busca da compreensão das relações entre o trabalho e a produção de bens materiais ao longo da história ou, considerar o ser humano exclusivamente sob seus aspectos econômicos e materiais, seria a base do que se chama "civilização burguesa" e é a grande influência para a formação tanto do liberalismo econômico como do comunismo.

Muita bobagem, não é?

Bem, para Plínio Salgado a chamada “burguesia” não é uma classe social ou econômica e sim um estado de espírito, e, nas palavras de Miguel Reale, pai do jurista que assinou o pedido de impeachment de Dilma Rousseff: “Desde que o marxismo passou a ser a crítica da sociedade capitalista e (…) um método cômodo de estudar a sociedade burguesa, muitas ideias acessórias vieram se unir à tese fundamental da limitação da propriedade individual ou da sua supressão. Hoje em dia não é mais possível separá-las. O ateísmo, a abolição da família, o internacionalismo dos povos, o materialismo em todos os sentidos da vida, tudo está tão entrelaçado ao ideal socialista, que nos deparamos com um grande paradoxo: É preciso ter espírito estritamente burguês para abraçar o comunismo”2

Sim, é muita bobagem.

Em síntese, o integralismo é uma importação do pensamento autoritário europeu de tipo nazifascista, é expressão da ideologia autoritária brasileira que utiliza o pensamento europeu nacionalmente, preenchendo-o com conteúdo locais. A importação de ideias ocorre por se tratar de um pensamento autoritário, pois faz parte da lógica autoritária encontrar um “saber” já realizado, evitando-se o risco da elaboração do conhecimento e temendo o novo e o inédito. Assim, torna-se clara a debilidade teórica e a exigência de importar ideias já consagradas.

Ou seja, Curitiba em 1955 deu a um entusiasta do fascismo e do nazismo, a um antissemita e racista, a vitória na corrida pela presidência da república.

E na capital das araucárias nascerá no final de agosto de 2023 algo ainda mais patético, um tal “Foro de Curitiba”, cujo objetivo é “enfrentar a ideologia comunista, traçando um caminho que se estende desde a Escola de Frankfurt e Antonio Gramsci até o Foro de São Paulo3.

O “Foro de Curitiba” nem nasceu ainda, mas já repete a cantilena integralista e lavajatista, dizendo ter “suas raízes firmemente plantadas em valores éticos, morais e princípios cristãos”, reforçando o direito inalienável de todos os cidadãos à liberdade.

E, para que não existam dúvidas sobre de que lado estão os curitibanos do tal foro, eles apoiam Bolsonaro e pleiteiam sua anistia, além de agradecerem aos “patriotas” que participaram de acampamentos em frente aos quartéis e que foram às ruas pela “liberdade e democracia” (é assim que eles chamam a barbárie de 12/12, 24/12 e 8/1).

Em resumo, Gilmar Mendes tem razão, Curitiba gerou Bolsonaro e tem o germe do fascismo.

Essas são as reflexões.

1 Amado, Jorge. O Cavaleiro da Esperança. Rio de Janeiro: Record, 34ª ed. 1987. pp. 270. 378 páginas.

2 Reale, Miguel. O Estado Moderno. Rio de Janeiro: Livraria José Olympio, 1934

3 https://www.reporterpb.com.br/noticia/politica/2023/07/04/em-meio-a-crise-moral-brasileira-nasce-o-foro-de-curitiba/144960.html

Pedro Maciel

Advogado, sócio da Maciel Neto Advocacia, autor de “Reflexões sobre o estudo do Direito”, Ed. Komedi, 2007

Comentários

  • 1
    image
    OBSERVADOR 20/07/2023

    Então, mas Xandão foi dar palestra na Itália às custas da empresa condenada por kits Covid-19. Gilmar Mendes é um daqueles ditos isentões metido a esperto mas que na verdade adora uma governamental para colocar parente como no caso da patroa dele, Guiomar, que estava encostada na Itaipu com a chegada de Bolsonaro ao governo ela foi mandada cata coquinho, sem fala das palestras que ele e toda turma togada do STF recebia valores absurdos mais estadas em hotéis cinco estrelas, passagens aéreas executivas, carros blindados nos locais entre outras regalias a custo entre 200 a 400 mil reais por palestras para cada ministros dar palestras nas estatais como Petrobras, BNDES, CEF, Sistema S... Aí JB determinou cancelamento destas ditas palestras aí se abriu as portas do inferno contra ele. Cortou todas mamatas da parentada de ministros do STF, STJ, TCU encostados nestas instituições com cargos de valores altíssimos. Gilmar Mendes não é exemplo para nada nem para ninguém e tendo ele sido AGU do governo FHC e no final do mandato de FHC ser indicado ao STF já diz quem ele é. Este é o Gilmar Mendes, o paladino de araque.

  • 2
    image
    edgard alves feitosa 19/07/2023

    se a frase efetivamente é do Ministro Gilmar Mendes, nos causa estupor, pois afinal deve-se CONDENAR Curitiba simplesmente pela questão da Lava-Jato???? CONDENA-SE toda uma Cidade pelos erros ou acertos do Tribunal Federal sediado em Curitiba???? o Ministro não consegue separar o JOIO DO TRIGO???? ora, ora, Luis Carlos Prestes, o "cavaleiro da esperança", preso durante a ditadura de Vargas, e cuja vida foi salva por Olga Benário, tempos depois se aliou a Vargas, mesmo sabendo que Olga foi deportada por ordem de Vargas, e morta pelos nazistas; Luis Carlos Prestes, "cavaleiro da esperança", é citado no livro de Jacob Gorender "Combate nas Trevas", fazendo acordo com os militares para salvar a vida; ora, Jorge Amado fez a seguinte afirmação ALTISSONANTE sobre STALIN: "Mestre, guia e PAI, o maior Cientista do Mundo de Hoje, o maior Estadista, o maior General, aquilo que de MELHOR a Humanidade produziu. Sim, eles caluniam, insultam e rangem os dentes. Mas até STALIN se eleva o AMOR de milhões, de dezenas e centenas de milhões de seres Humanos. Não há muito completou setenta anos, foi uma FESTA MUNDIAL, e os OPERÁRIOS BRASILEIROS escreveram sobre a montanha O SEU NOME LUMINOSO" (JORGE AMADO, NO LIVRO MUNDO DA PAZ); para quem AMA DITADURAS SANGUINÁRIAS, DITATORIAIS E AUTORITÁRIAS COMO A ESQUERDA BRASILEIRA NADA MELHOR QUE DEMOCRACIAS RELATIVAS E ADORAÇÃO DE "líderes sanguinários: Lenin...Stalin...Trotsky... Fidel... Maduro... Ortega....

Envie seu Comentário

 
NetBet

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook