Jaqueline Cassol propõe obrigatoriedade de processo seletivo para contratação de estagiários no Poder Público
Deputada pede que órgãos e entidades da administração pública respeitem princípios constitucionais
A deputada federal Jaqueline Cassol (PP-RO), vice-presidente do Progressistas na Câmara dos Deputados, propôs que seja obrigatória a realização de processo seletivo para contratação de estagiários em todos os órgãos e entidades da administração pública direta e indireta, municipal, estadual e federal.
O Objetivo do Projeto de Lei 3995/2019 é pôr fim na prática de indicações para cargos em todas as esferas do poder público, de modo a garantir transparência nas contratações. O texto proposto dá nova redação à Lei 11.788, que dispõe sobre os estágios, e estabelecer que os órgãos da administração pública respeitem os princípios da impessoalidade, moralidade e publicidade no preenchimento das vagas de estágio. A proposta de Jaqueline Cassol é que haja a realização de processo seletivo simplificado sempre que o número de interessados for superior às vagas oferecidas.
Iniciativa semelhante já existe no Poder Judiciário, o detalhe do projeto de Jaqueline Cassol é ampliar a obrigatoriedade para todas as esferas do Poder Público. Para a deputada, a realização de processos seletivos permitirá maior equidade na disputa das vagas. “Muitos jovens ingressam no mercado de trabalho através do estágio. Ao propiciarmos ampla concorrência, aumentamos as chances de inclusão e acabamos de vez com as indicações. Além disso, os processos terão maior transparência”, destacou a parlamentar.
Senado deve votar pacote anticrime no segundo semestre
Dos três projetos que fazem parte do pacote, um já foi aprovado pelo Senado e dois aguardam votação.
Criada comissão técnica para viabilizar reivindicação salarial dos agentes penitenciários
O grupo foi criado sob a intermediação do deputado Jair Montes
Deputado Anderson entrega bolas e redes para grupo de jovens do bairro Nova Esperança
Compromisso com a comunidade foi feito durante sua campanha, diz o parlamentar
Comentários
Apesar da boa intenção da deputada de regulamentar a questão, vale lembrar que os processos seletivos com ampla publicidade e concorrência, já são feitos pelas Secretarias do Estado, TJ-RO, MP-RO TCE-RO, etc. Mesmo assim, entendo que o Projeto de Lei é importante e necessário.
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook