MP abre exposição que exalta mulheres de Rondônia e inicia programação especial
Para a coordenadora do projeto, Promotora de Justiça Tâmera Padoin Marques Marin, a exposição tem o intuito de retratar todas as mulheridades existentes, principalmente em Rondônia
Conhecido por ser um Estado plural, que mistura a cultura de várias regiões brasileiras e internacionais, Rondônia acolheu pessoas de diversas naturalidades e originou uma nova geração populacional. Homenageando as mulheres que aqui vivem, o Ministério Público abriu na manhã desta quinta-feira (16/3) a exposição “Mulheres Inspiradoras”, disponível para visitação do público no hall do edifício-sede da Instituição, em Porto Velho.
Entre as histórias contadas nos retratos expostos, estão:
• Anne Cleyane, fundadora da Associação Filhas do Boto Nunca mais;
• Benedita Nascimento, integrante do Fórum Popular de Mulheres;
• Ida Peréa, médica ginecologista;
• Jeddas Ferreira, técnica de enfermagem no Distrito de Calama;
• Karen de Oliveira, Coordenadora do Grupo Comcil;
• Mãe Ana do Boiadeiro, Coordenadora do Grupo Mulheres de Terreiro;
• Maria Inês Oliveira, Assistente Social;
• Neidinha Bandeira, cofundadora da Associação de defesa Etnoambiental Kanindé;
• Rita Moncks, Procuradora de Justiça aposentada;
• Rosângela Hilário, professora universitária;
• Zelite Carneiro, Desembargadora aposentada.
Quando perguntadas sobre “O que é ser mulher”, cada participante imprimiu seu olhar diante do caminho percorrido, com obstáculos e conquistas que ficaram marcadas na história de Rondônia. Os depoimentos estão disponíveis no perfil do MPRO no Instagram.
De acordo com a Médica Ginecologista Ida Peréa, ser mulher nunca foi fácil, só foi diferente através dos tempos no Brasil e no mundo. A expectativa de vida das mulheres na década de 1950, por exemplo, era de 47 anos. Morriam muito cedo em complicações da gravidez, do parto e de infecções. De lá para cá a expectativa de vida das mulheres aumentou. Tiveram acesso à educação, ao mercado de trabalho e chegamos aos dias de hoje com múltiplos papéis, assumindo o trabalho dentro e fora de casa e, caminhando, para que tudo isso seja compartilhado com os homens”, destaca.
Promotoras de Justiça e mulheres homenageadas na exposição
Para a coordenadora do projeto, Promotora de Justiça Tâmera Padoin Marques Marin, a exposição tem o intuito de retratar todas as mulheridades existentes, principalmente em Rondônia. “Ser mulher não é existir de uma única forma ou jeito, todas nós temos um recorte de vivência, particularidade e história. Na exposição, buscamos retratar diversas perspectivas e narrativas, aplaudindo cada uma e chegando a todas as mulheres”, afirma.
Aberta ao público - A exposição “Mulheres Inspiradoras” fica disponível para visitação do público em geral no MP, das 7h às 14h, até o dia 23 de março. Em seguida as fotos serão expostas até o dia 31 de março no Fórum Geral César Montenegro, situado na Av. Pinheiro Machado, nº 777 – Olaria, por meio de parceria firmada com o Tribunal de Justiça de Rondônia.
Programação – A programação em homenagem ao Mês das Mulheres segue com inscrições gratuitas abertas ao público. São elas:
16/03, às 19h
Roda de Conversa "Representatividade no Sistema de Justiça"
Um debate sobre ingresso, carreira, desafios e conquistas com a Procuradora de Justiça Rita Moncks (MPRO), a Juíza de Direito (Rosilene Santana (TJAC) e a Vice-Presidente da OAB/RO, Vera Lúcia Paixão.
Inscrições aqui.
23/03, às 10h
MPRO Talks "Atuação feminina nas causas sociais"
Com Anne Cleyane, da Associação Filhas do Boto Nunca Mais e Neidinha Bandeira, da ONG Kanindé.
Audiências públicas vão debater a elaboração da próxima Lei de Diretrizes Orçamentárias para Porto Velho
Encontros serão realizados de forma híbrida no Teatro Banzeiros
Exames de aptidão física serão oferecidos gratuitamente para alunos inscritos em projetos da Semes
Os atendimentos serão das 8h às 12h e das 14h às 18h
MPRO institui Política de Combate e Enfrentamento ao Assédio Sexual na Instituição e lança cartilha informativa sobre o tema
O assédio sexual é uma forma de violência em relação à qual todos temos que estar vigilantes para evitar que aconteça
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook