STF: Lei que proíbe telemarketing para empréstimo a aposentados e pensionistas é validada
A decisão foi unânime no Plenário da Corte. O objetivo da lei é reforçar a proteção do grupo, composto em maior parte por idosos
A lei do Paraná que proíbe a oferta de contrato de empréstimo bancário com aposentados e pensionistas por ligação telefônica foi validada pelo Supremo Tribunal Federal (STF), em decisão unânime no Plenário. A finalidade da norma é reforçar a proteção a esse grupo de consumidores.
A Lei estadual 20.276/2020 proíbe instituições financeiras, correspondentes bancários e sociedades de arrendamento mercantil a fazerem publicidade dirigida a aposentados e pensionistas. Para aposentados e pensionistas que decidirem fazer esse tipo de empréstimo, os mesmos devem realizar uma solicitação diretamente à instituição de escolha.
STF exclui ICMS no cálculo do PIS/Cofins
Segundo a relatora, ministra Carmen Lúcia, a maior parte deste público é composta por pessoas idosas, que devem ser protegidas nos termos do artigo 230 da Constituição Federal e no Estatuto do Idoso (Lei 10.741/2003). A lei não conflita com os princípios e normas do Código de Defesa do Consumidor (Lei 8.078/1990), apenas complementa suas disposições com o objetivo de reforçar a proteção desse grupo.
Prefeitura leva serviços de saúde para moradoras de três residenciais da capital
Ação social “Toda Mulher Precisa de Cuidado” fará atendimentos em unidades básicas
Representante do Ministério da Fazenda reúne com prefeito para tratar do Custo Brasil
Hildon Chaves diz que muita força é desperdiçada com problemas estruturais
Ipem intensifica ações de fiscalização; empresas de construção e indústrias de ração animal foram autuadas
Produtos embalados infringiram a Portaria 248/2008 do Inmetro
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook