UNIR recebe Ailton Krenak no Colóquio Rondônia no Cenário Nacional

Evento é promovido pelo Programa de Mestrado e Doutorado em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente

Ascom Unir
Publicada em 31 de maio de 2021 às 16:35

O líder indígena e ativista socioambiental Ailton Alves Lacerda Krenak participará na quarta-feira (2), das 8h às 12h, de forma remota, do Colóquio de Desenvolvimento Regional: Rondônia no Cenário Nacional, realizado pelo Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente (PGDRA) da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR). O objetivo do evento é debater a relação Rondônia, Amazônia e Brasil a partir da participação de convidados que atuam em diferentes linhas de pesquisa, mas que se interligam ao desenvolvimento sustentável. A transmissão ao vivo acontecerá pelo canal da UNIR no YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=G39QevpY9yU). 

Além de Ailton Krenak também estará no Colóquio o secretário estadual de Finanças de Rondônia, Sefin, Luis Fernando Pereira da Silva, que fará uma exposição a respeito da participação do estado no cenário nacional com a perspectiva interna e de quem atua na gestão financeira no Poder Executivo Estadual. A mediação será feita pelo professor Artur Moret, pró-reitor de Pós-Graduação e Pesquisa (Propesq/UNIR), que organiza o evento juntamente com alunos de mestrado e doutorado do PGDRA. "O momento é interessante, pois poderemos discutir o desenvolvimento regional em ampla perspectiva: com o olhar de especialistas de fora e também daqui do estado, uma oportunidade que permitirá a troca de experiências entre alunos, professores, pesquisadores e demais pessoas da sociedade, que se interessam pelo tema", observa.

Quem é Ailton Krenak

Indígena da etnia krenak, Ailton Krenak nasceu em 1953 na Região do Vale do Rio Doce, em Minas Gerais. Atualmente é considerado um dos principais ativistas da causa socioambiental e de defesa dos povos indígenas no Brasil. É também escritor, filósofo, poeta, pesquisador e autor de quatro livros, entre eles Ideias para adiar o fim do mundo, O amanhã não está à venda e A vida não é útil. Em sua participação no evento o conferencista irá tematizar como Rondônia é vista no cenário nacional, relacionando os temas de desenvolvimento regional, meio ambiente e comunidades indígenas. 

Até a data de realização do colóquio, no dia 2 de junho, será possível realizar a inscrição para obtenção de certificado por meio do endereço eletrônico: https://www.even3.com.br/cdr2021/.

O evento é aberto a toda a comunidade interessada, especialmente docentes da UNIR, discentes, mestrandos e doutorandos dos 32 programas stricto sensu.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook

Comissão Permanente Interinstitucional realiza primeira reunião
CNJ

Comissão Permanente Interinstitucional realiza primeira reunião

A Comissão foi instituída pela que estabeleceu procedimentos e diretrizes para a substituição da privação de liberdade de gestantes, mães, pais e responsáveis por crianças e pessoas com deficiência, nos termos dos arts. 318 e 318-A do Código de Processo Penal e do entendimento do STF